Como esse
post cai exatamente na terça-feira de carnaval, fiquei a semana toda tentando
achar alguma coisa na qual eu pudesse relacionar carnaval e RPG; como o tempo
passava e a idéia não surgia, percebi que havia falhado miseravelmente na
tarefa. No entanto, eu ainda estou investindo esforços em uma tarefa
provavelmente muito mais difícil: convencer minha companheira a mestrar RPG
para o nosso grupo – a coisa envolve mais linhas de história e detalhes do que
seria sensato relatar aqui neste post. O meu atual investimento na tarefa é
tentar mestrar uma campanha curta, para que ela possa jogar e assim, quem sabe,
convencê-la a mestrar; como sou um péssimo mestre de RPG, pensei em fazer algo
simples e divertido, e entre muitas possibilidades pensei em usar o cenário do manga/anime
Naruto (só a idéia básica, visto que
não acompanho a série) no sistema 3D&T Alpha – não precisaria fazer adaptação
alguma, só buscar algumas referências do cenário.
Ao buscar tais referências
achei o netbook “Naruto 3D&T
Alpha” (escrito por Tio Lipe “Cavaleiros”),
que imaginei que seria uma ótima referência e tornaria minha empreitada mais
tranqüila – ledo engano. Nada que ver com o material, que achei de qualidade
mediana, mas com a minha postura de “advogado de regras”; como já dito, eu
queria usar apenas a idéia básica do cenário (mundo politicamente similar ao feudalismo,
onde cada país tem uma vila de treinamento de ninjas, que são a força militar
do país), então não queria usar a extensa lista de Jutsus que o material contém.
Assim, pensei “vou criar umas regras simples de criação de Jutsus, pra que as
pessoas que vão jogar não precisem ler a lista para escolher seus Jutsus; basta
imaginarem o poder que querem ter e reproduzi-lo com vantagens”; mas a minha idéia
de regras simples foi se complicando, pois eu pensava algo, percebia uma falha,
aí incrementava para cobrir a falha, achava que estava faltando alguma coisa...
Enfim, parte do resultado está aí para vocês darem uma olhada e opinarem. Pelo
que pude comparar, dessa forma os Jutsus ficariam mais “caros” em Pontos de
Chakra, mas dá uma maior liberdade para a criação e cria uma padrão
razoavelmente equlibrado para jogadores e jogadoras criarem seus Jutsus,
evitando o aparecimento de Jutsus mais vantajosos que outros – vale ressaltar,
esse sistema é só uma possibilidade, que pode ou não ser usado junto com o
resto do material, ou aplicado em qualquer outro tipo de cenário e campanha,
cabendo ao grupo decidir quando e como usá-lo. Caso desejem usar com o material
do “Naruto 3D&T Alpha”, não recomendo utilizar a lista de Jutsus que vem no
netbook em conjunto com essas regras,
mas sim criar uma nova a partir destas regras.
Tabela para criação de Taijutsus
A idéia é simples: cada característica constante na lista abaixo acrescenta ou diminui o total de Pontos de Chakra que o Jutsu vai custar ao personagem; para quem leu o "Naruto 3D&T Alpha", acho que vai ficar mais fácil entender. Para quem não leu o netbook, pense em cada Jutsu com uma magia: eles tem um Rank (sua medida de poder), que vai do mais fraco ao mais forte, de E a S; exigências, como possuir um estilo de combate (que seria como uma vantagem) ou possuir um outro Jutsu (como os pré-requisitos de GURPS Magia, por exemplo); duração (se é instantâneo ou sustentável - até onde pensei, nenhum Taijutsu pode ser permanente); alcance; e uma descrição do que faz, como faz e como isso se aplica em termos de regras (bônus e penalidades). Não sei está muito claro, mas ainda não tive tempo para dar uma revisada; até onde pude conferir, está bem intuitivo e simples de entender; eu usei um esquema de tabulações para dividir coisas em seções e sub-seções, comum em coisas de programação - assim, tudo que estiver abaixo e com mais recuo a partir da margem esquerda é um subgrupo do que está com menos recuo e acima.
Rank
E
= +1
D
= +2
C
= +3
B
= +4
A
= +5
S
= +6
Exigências
Estilo
= -1
Jutsu
= -1
Duração
Instantânea
= 0
Sustentável
Rank
E = +1 por turno, máx. = R (cumulativo)
Rank
E = +3 por 2 turnos, máx. = H (cumulativo)
Rank
D = +0,5 por turno, máx. = R (cumulativo, arredondado para cima)
Rank
D = +2,5 por 2 turnos, máx. = H (cumulativo, arredondado para cima)
Rank
C = +1 por 2 turnos, máx. = R (cumulativo)
Rank
C = +3 por 3 turnos, máx. = H (cumulativo)
Rank
B = +0,5 por 2 turnos, máx. = R (cumulativo, arredondado para cima)
Rank
B = +2,5 por 3 turnos, máx. = H (cumulativo, arredondado para cima)
Rank
A = +1 por 3 turnos, máx. = R (cumulativo)
Rank
A = +3 por 4 turnos, máx. = H (cumulativo)
Rank
S = +0,5 por 3 turnos, máx. = R (cumulativo, arredondado para cima)
Rank
S = +2,5 por 4 turnos, máx. = H (cumulativo, arredondado para cima)
Alcance
Corpo-a-corpo
= 0
Igual
a força ou Poder de Fogo = +1
Área
= +2
Incremento
de 10m = +1 (cumulativo)
Benefícios
e Limitações
Aumento
em Força
Rank
E → F+1 = +1 (cumulativo, máx + 4 PC ou F+4)
Rank
D → F+3 = +2 (cumulativo, máx + 4 PC ou F+6)
Rank
C → F+2 = +1 (cumulativo, máx + 4 PC ou F+8)
Rank
B → F+5 = +2 (cumulativo, máx + 4 PC ou F+10)
Rank
A → F+4 = +1 (cumulativo, máx + 4 PC ou F+12)
Rank
S → F+7 = +2 (cumulativo, máx + 4 PC ou F+14)
Aumento
em Poder de Fogo
Rank
E → PdF+1 = +1 (cumulativo, máx + 3 PC ou PdF+3)
Rank
D → PdF+3 = +3 (cumulativo, máx + 6 PC ou PdF+6)
Rank
C → PdF+2 = +1 (cumulativo, máx + 3 PC ou PdF+6)
Rank
B → PdF+4 = +2 (cumulativo, máx + 4 PC ou PdF+8)
Rank
A → PdF+4 = +1 (cumulativo, máx + 2 PC ou PdF+8)
Rank
S → PdF+5 = +3 (cumulativo, máx + 6 PC ou PdF+10)
Aumento
em Armadura (apenas para Jutsus defensivos)
Rank
E → A+2 = +1 (cumulativo, máx + 2 PC ou A+4)
Rank
D → A+3 = +2 (cumulativo, máx + 4 PC ou A+6)
Rank
C → A+4 = +1 (cumulativo, máx + 2 PC ou A+8)
Rank
B → A+5 = +2 (cumulativo, máx + 4 PC ou A+10)
Rank
A → A+4 = +1 (cumulativo, máx + 3 PC ou A+12)
Rank
S → A+7 = +2 (cumulativo, máx + 4 PC ou A+14)
Atordoante
(como vantagem Paralisia [manual pág 35]) = + 2
Com
redutor de -1 para alvo resistir = +1 (cumulativo)
Com
bônus de +2 para alvo resistir = - 1 (cumulativo)
Causa
o dano que ultrapassar FD = +1
Só
atordoa por um turno (normal são dois) = -1
Crítico
com 5 ou 6 = +3
Triplica
crítico = +3
H-1
para o alvo em esquivas (só para ataques à distância) = +1
H-1
para FD do alvo = +1
A-1
para FD do alvo = +2
Derrubar
(alvo tem que fazer teste de Habilidade para não cair; se cair, perde sua
próxima ação levantando e tendo metade de sua Habilidade [arredondada para
baixo] somanda em sua FD enquanto estiver no chão [como se estive
semi-indefeso]) = +2
Com
redutor de -1 para alvo resistir = +1 (cumulativo)
Com
bônus de +2 para alvo resistir = -1 (cumulativo)
Bônus
de +2 na esquiva para adversário = -1
Só
pode usar quando Perto da Morte = -2
Custo
convertido em PV = -1,5 (arredondado para baixo, cumulativo)
Requer
um turno de concentração = -1 (cumulativo)
Desestabilizante
(tem que fazer teste de Habilidade para não cair, como no Benefício "Derrubar") = -1
Exemplo:
A
personagem Karyen, uma Kunoichi (o termo feminino para Shinobi) recém-formada
na academia (ainda não é uma Gennin), está desenvolvendo um Jutsu próprio. A
sua ideia é transferir a energia do seu corpo para o cotovelo, desferindo uma
cotovela descendente na têmpora do adversário, causando um grande estrago e
possivelmente deixando o adversário desacordado.
Como essa é
uma técnica simples, vamos atribuir um Rank E para ela (+1 PC). Karyen não
possui filiação a nenhum estilo de luta, e não está derivando esta técnica de
nenhuma; assim, seu Jutsu não terá nenhuma exigência a ser cumprida (assim,
continuamos com 1 PC). É um golpe rápido e corporal, assim pegamos duração
instantânea e alcance corpo-a-corpo (ainda 1 PC). Como é um golpe forte,
assumimos um bônus de +1 na Força do usuário (+1 PC, estamos com um custo de 2
PC); e por ser um grande impacto na cabeça do adversário, queremos que seja um
golpe Atordoante (+2 PC), difícil de resistir (redutor de -1 na resistência do
adversário, +1 PC), que cause dano ao invés de só atordoar (+1 PC), mas que
cause atordoamento por menos tempo (-1 PC). O custo final do Jutsu ficou em 5
PC, o que é um custo alto, mas também é um golpe poderoso.
Aí está, pessoal. Vejam o que acham, testem em seus grupos e digam o que acharam; por enquanto só considerei razoável essa tabela para Taijutsus, mas estou preparando uma para Genjutsus e uma para Ninjutsus.
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