Barra de abas

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Crek-Ai - um estilo de combate bárbaro para D&D 3ª Edição

    Este estilo recebeu esse nome de seu criador, Raskal Brushan (um Caliban* Bárbaro), por causa do barulho que seus oponentes fazem ao serem atingidos. Como seu criador não se importa com a divulgação e difusão do estilo, o Crek-Ai não é fortemente conhecido; porém Raskal irá ensinar de bom grado o seu estilo a quem lhe provar que tem valor suficiente para isso.

    Ao invés de golpes precisos ou movimentos rebuscados, um lutador ou lutadora de Crek-Ai irá usar o tamanho de sua arma como vantagem no combate. O lema de quem pratica o Crek-Ai é "um corte sara rápido, um osso quebrado não...".

* - Caliban são os meio-orcs de Ravenloft

Restrições do Estilo

Pontos de Vida: 45+
Tamanho: Médio ou maior
Bônus Base de Ataque: +6
Bônus Base de Resistência: Fortitude +5
Talentos: Foco em Arma (exigida), ataque poderoso
Tendência: qualquer não-leal
Perícias: Saltar 5+ graduações
Arma exigida: arma de concusão uma categoria de tamanho acima do usuário (no mínimo Grande)
Armadura exigida: qualquer uma, exceto escudos de qualquer tipo

Nível de Habilidade    Título                Bônus                          Tempo

1                                 Iniciado           Porrada atordoante       3 semanas
                                                          Salto esmagador    

2                                 Bate-bem        O peso da porrada        3 meses
                                                          Grito Selvagem

3                                 Fortão             Porradão                       2 meses

INICIADO

- Porrada atordoante

    O Iniciado aprende primeiramente duas lições básicas: ondo dói quando ele bate, e como tirar vantagem do tamanho de sua arma. O princípio dessa habilidade é unir essas duas lições em um único golpe, deixando o inimigo tonto e indefeso.
    Benefício: a jogadora ou jogador deve declarar que está utilizando essa habilidade antes de realizar a jogada de ataque. Um oponente atingido por esse ataque é obrigado a fazer um teste de resistência de Fortitude (CD 10 + metade de seu nível + seu modificador de força), além de receber o dano normal. Se o defensor ou defensora falhar nesse teste, fica atordoado ou atordoada durante uma rodada (até depois de sua próxima ação). Uma personagem atordoada não pode agir e perde seu bônus de destreza na CA. Quem atacar uma personagem atordoada recebe um bônus +2. Você ganha uma Porrada Atordoante por dia a cada quatro níveis de experiência.

- Salto esmagador

    Ganhando uma intimidade maior com sua arma, o Iniciado percebe que machuca mais porque é grande. A partir dessa idéia surge esse golpe, que consiste em um grande salto com a arma erguida, fazendo assim ela ter um acúmulo de energia cinética maior e causar mais dano - ou, como costuma dizer Raskal, "a arma fica mais alta, então fica maior, então machuca mais".
    Benefício: a jogadora ou jogador deve teste sua perícia Saltar contra CD 22. Se falhar, perde seu ataque; se passar, gera um ataque de oportunidade ao adversário e ganha +2 na jogada de ataque e dano. Para utilizar essa habilidade, a pesonagem deve estar a 1,5 metros do adversário ou adversária, e equivale a uma ação de ataque (ação parcial).

BATE-BEM

- O peso da porrada
    Com esta habilidade, o Bate-bem mostra ao adversário ou adversária as vantagens de uma arma grande. O Bate-bem literalmente tentar esmagar sua/seu oponente com a arma.
    Benefício: após um ataque bem sucedido, o Bate-bem pode tentar manter sua inimiga ou seu inimigo em baixo de sua arma, inutlizando a pessoa em combate. O Bate-bem deve fazer um teste resistido de Força com o defensor ou a defensora. Se o Bate-bem perder o teste, quem está defendendo consegue sair de baixo da arma sem problemas; caso contrário, em sua próxima ação o Bate-bem pode fazer um novo ataque contra a defensora ou defensor, que terá apenas metade de sua CA efetiva. O jogador ou jogadora deve declarar que vai usar esta habilidade antes de atacar, pois ela gera um ataque de oportunidade ao defensor ou defensora. Caso esse ataque acerte e cause ao menos 1 ponto de dano, a tentativa do Bate-bem é perdida e ele faz seu ataque com -1 na jogadas de ataque e dano. Qualquer ataque que cause dano no Bate-bem enquanto usa esta habilidade tem o mesmo efeito. Par ausar esta habilidade o Bate-bem deve empunhar a arma com as duas mãos; seus ataque com o inimigo preso ou a inimiga presa por sua arma tem apenas metade do modificador de força como bônus.

- Grito selvagem
    Uma característica de quem luta Crek-Ai é a sua posição de luta primal, intimidadora. Aproveitando esse artifício, o Bate-bem pode soltar um grito angustiado e gutural, para logo em seguida desferir um poderoso golpe carregado de fúria e animalidade.
    Benefício: o Bate-bem pode dar o grito selvagem um número de vezes por dia igual ao seu modificador de Constituição dividido por dois (mínimo de uma vez por dia). Como esse ataque é demasiadamente bruto e instintivo, causa -5 de penalidade de circunstância para a jogada de ataque, mas se o golpe acerta causa dano máximo, sem necessidade de rolagem de dados. Se o ataque for um crítico, o dano extra é jogado normalmente, mas o multiplicador aumenta em um.

FORTÃO

- Porradão

    O Fortão já lutou tantas vezes com sua arma que aprendeu a focalizar o impacto de seu golpe, fazendo seus inimigos baixarem a guarda para um novo golpe.
    Benefício: quando o Fortão acertar um ataque que cause 15+ pontos de dano, o/a oponente irã abrir a guarda, dando ao Fortão um ataque de oportunidade. A defensora ou defensor perde seu modificador de Destreza na CA como penalidade por circunstância. Devido ao segundo golpe ser rápido, o Fortão usa apenas metade de seu modificador de força no dano, e esse segundo ataque nunca será considerado crítico.

Avanço de Nível

1 = 350 xp
2 = 1500 xp
3 = 2500 xp

Nenhum comentário:

Postar um comentário