Barra de abas

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

O que é ser Nerd?



Hello Povo!
Então... vou falar sobre o fenômeno Otaku. (Pérai! O titulo não é “o que é ser nerd??!!) Calma ,calma... eu explico...
Nessa série de posts vamos falar sobre a cultura nerd, porém, todavia, contudo, a cultura nerd parece uma hidra com várias cabeças. Você pode encontrar um nerd estereotipado na rua ou conviver com um sem nem saber que ele é nerd.
            Series como Big Bang Theory mostram um estereótipo nerd ao extremo. São pessoas geniais que se isolam socialmente e são ligadas a “coisas de criança” como vídeo-games e quadrinhos. Mas como eu disse antes existem vários tipos de nerds que não nescessáriamente gostam das mesmas coisas.
A priore o nerd é uma pessoa que sabe bastante sobre algo a ponto de ser uma paixão. Ele lê livros, vê filmes, vai a eventos e consome qualquer material sobre aquele assunto, além de geralmente ter um posicionamento muito critico em relação a sociedade.
            Existem inúmeras classificações de nerds, como: Geeks, Gamers, Trekkers, RPGistas, e otakus (E então voltemos ao assunto de hoje...)
O nerd otaku é um nerd fã de anime. No Japão o termo Otaku é algo pejorativo, quase uma ofensa. Ele define alguém que é tão aficcionado por um tipo de cultura (como animes, brinquedos, carros, ou qualquer outra coisa) que chega a se isolar da sociedade, vivendo para seu hobby. Algumas vezes chega ao surto psicótico e atitudes como se casar com uma personagem de jogo (sério! Dá medo!)
Mas no ocidente o termo Otaku ganhou um significado menos hardcore. Ele define simplesmente os fãs de anime e manga, ou seja, a animação e os quadrinhos japoneses.
Naruto
Mas ser Otaku é só isso? Não!!! Como essa pessoa assiste/ lê muito sobre uma cultura tão diferente da ocidental, ela acaba se tornando meio que um pesquisador para entender o porque daqueles personagens agirem tão diferentes dos personagens ocidentais. Conceitos como honra, respeito, tradição, amizade ganham um significado diferente quando se entende a história do Japão e sua sociedade hoje. Resultado: Aprendendo sobre o Japão hoje, a pessoa acaba conhecendo culinária, música e outras coisas, que levam ao idioma japonês, a história do Japão, ou seja, o otaku acaba criando uma cultura própria, meio uma mistura Brasil-Japão.
            Para se ter uma idéia, vamos a um pequeno dicionário de coisinhas que geralmente interessam ao nerd-otaku:
Ergo Proxy
Anime: São os desenhos animados produzidos no Japão. Aqui no Brasil são caracterizados pela grande mídia como “desenhos violentos” ou “desenhos de bichinhos com personagens de olho grande”. Mas na verdade o anime no Japão tem a mesma importância do cinema aqui, logo, existem animes para todas as idades, desde animes infantis ( Pokemon, Hantaro, Digimon) Adolescentes (Naruto, Cavaleiros do zodíaco) até temáticas adultas, mas não nescessáriamente eróticas (Bakemonogatari, Ergo Proxy, Serial Experiments Lain...)

Manga: São as histórias em quadrinhos. Existem bem antes do anime, pode se dizer que foram criadas aproximadamente na década de 40. Hoje correspondem a uma grande parte do mercado editorial no Japão. Assim como os animes existem inúmeros gêneros como ação para meninos, ação para meninas, terror, romance, drama, dia-a-dia, escolar e por ai vai.

Doramas: São filmes baseados em mangas ou animes. Não são tão populares no ocidente, mas otaku que é otaku dá um jeito de ver J

Garages-kits: São pequenas esculturas detalhadas de personagens geralmente feitas de resina ou algum material similar. Diferente da “action-figures” Não tem vários movimentos para se brincar. São esculturas e pronto.






Sim. Sabrina Sato fazendo cosplay da Mai de Fatal Fury
Cosplay: Ou como disse um amigo meu “carinhas fantasiados”,Os cosplayers produzem (e não simplesmente compram) a caracterização de seus personagens preferidos. Roupas, armas acessórios e até a interpretação são pensados cuidadosamente para a realização do cosplayer.











J-Pop ou J-Rock: São as músicas mais divulgadas do Japão atual. Grupos como Orange Range, Go e Maximun the Ormone são figurinhas fáceis de se encontrar em trilhas de animes como Bleach, Naruto e Death Note.

       Bom isso ai é básico pra se começar a entender. Mais do que isso só assistindo animes e participando de eventos para sentir na pele.
      Até o próximo post. Matte na!!! (Te vejo outra hora!!)


Wally Silva é professor de Artes Visuais, Ilustrador, começou a ver animes na década de 80 quando nem sabia que aquilo vinha do Japão e ficou assustado quando viu que personagens de desenho também morrem. (T_T)

Um comentário:

  1. Postagem inaugural sobre otakus nerds. Eu sou um deles. XD
    Gostei do texto, aventou basicamente boa parte das caracteristicas que perfilam um nerd otaku. Eu gosto muito de animes, independente dos gêneros mais ou menos "sérios". Só curto os mangás menos do que gostaria, seja por falta de money para comprá-los ou por disposição de ficar lendo-os no PC. Passei também a curtir músicas japonesas depois que comecei a ver animes. E também cheguei a ver um dorama - que gostei MUITO por sinal. (só uma correção, se eu não estiver errado, acho que doramas seriam mais como novelas ou mini-series, só que com poucos caps).

    Gostei da Sabrina em cosplay *o*
    Também tenho um blog em que posto sobre animes, literatura, ficção em geral e também onde posto alguns contos. Se puderem fazer uma visita... =D Irei linkar este blog lá no meu.
    Abraços.

    ResponderExcluir